Barcos de outrora brilham no Cávado
Vieram um pouco de todo o país e da vizinha Galiza. Ao todo, são em número de 14 os barcos em exibição no 4.º Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende, contando-se, alguns deles, como dos poucos do género ainda existentes. Evento encerra hoje, domingo.
"Esta é uma oportunidade para transmitir às gerações mais novas antigos conhecimentos, assim como para dar a conhecer estes barcos e as condições em que as pessoas trabalhavam, num passado bem recente." Responsável pela exibição do "Canote", uma pequena embarcação, de boca aberta, propriedade de associação de Fonte Boa, em Esposende, Manuel Dourado sintetizou, assim, o motivo que levou diversas colectividades e instituições a tomar parte no encontro promovido pelo Fórum Esposendense.
Segundo o responsável, ex-sargento-ajudante da Marinha, o advento do motor ditaria, há meio século, o crescente abandono deste tipo de embarcações pela classe piscatória, "que começava, também, em muitos dos casos, a deixar a actividade para emigrar".
(fonte , Jornal de noticias)
Sem comentários:
Enviar um comentário